Missão
A Secretaria de Trabalho e Assistencia Social: I- planejar, coordenar, controlar e executar ações que visem assegurar a implementação de programas de natureza social do Poder Executivo Municipal; II- incentivar a formação de grupos produtivos e cooperativas, particularmente voltadas para atividades artesanais, e outras iniciativas que favoreçam a criação de oportunidades de emprego e renda; III- apoiar os conselhos municipais em sua área de atuação estabelecendo uma ação articulada; IV- promover a realização de cursos profissionalizantes para qualificação de jovens e adultos inabilitados, implantando politicas de Assistencia Social, visando assegurar condições para atendimento a segmentos especiais que necessitem atenção, nos quais se incluem idosos, deficientes físicos e os impossibilitados de trabalhar e produzir temporária ou permanentemente; V- promover a implementação de programas de assistência à criança e ao adolescente e favorecimento da profissionalização de menores;
Visão
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
Valores
Ética;
Responsabilidade;
Valorização do ser humano
Acessibilidade às mudanças; Cidadania; Compromisso; Educação; Ética e transparência; Igualdade; Liberdade; Qualidade e agilidade na formatação de propostas; Respeito às diferenças; Respeito mútuo para valorização de profissionais; Solidariedade; Valorização da atuação em parceria.
Propósito
Ser referência na defesa e garantia de direitos e na prestação de serviços, programas, projetos e benefícios às famílias de Palmácia, orientados pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Atribuições da Secretaria
Planejar, Coordenar, Executar Políticas Públicas Voltadas Ao Atendimento Dos Interesses Sociais E Aspirações Da População Em Situação De Risco Social; Realizar Políticas Sociais No Combate À Pobreza, A Garantia Dos Mínimos Sociais E Provimento De Condições Para Atender Contingências E A Universalização Dos Direitos Sociais; Propiciar A Participação Da População Por Intermédio De Organizações Representativas, Na Formulação Das Políticas Públicas Sociais E No Controle Das Ações ; Coordenar Programas De Amparo À Família, Às Mulheres, Ao Idoso, Às Pessoas Com Deficiência , À População Em Situação De Rua, E As Crianças E Adolescentes Em Situação De Risco; Coordenar As Políticas De Promoção Da Igualdade Racial E De Gênero, Bem Como De Combate A Todas As Formas De Discriminação.
Desenvolver e coordenar as políticas de assistência e desenvolvimento social, promover e garantir as políticas de justiça, de cidadania, de mulheres, de direitos humanos, idosos, crianças e políticas sobre drogas, e cumprir sua função social em parceria com a sociedade e demais instituições governamentais.
Atribuições do Gestor
Promover e desenvolver a Assistência Social no Município de Palmácia por meio de políticas públicas a quem delas necessitar, assegurando o acesso aos direitos e à proteção social.
Formular, coordenar, implementar, executar, monitorar e avaliar políticas e estratégias para o Sistema Único de Assistência Social - SUAS no âmbito do Município, considerando a articulação de suas funções.